Tiago Cadete
Artista transdisciplinar

iagocadete@gmail.com


Desenvolve objetos artísticos que lidam com os conceitos de História, Memória, Identidade e Migração.

Doutor e mestre em Artes PPGAV-UFRJ. É licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Foi bolseiro da GDA- Gestão dos Direitos dos Artistas na Pós Graduação em Sistema Laban/Bartenieff- Faculdade de dança Angel Vianna/ Laban. Tem o curso Aprofundamento_Criação Artística Escola de Artes Visuais Parque Lage; tendo realizado ainda workshops e masterclass com Romeo Castellucci; João Fiadeiro; João Mota; Alfredo Martins; Gustavo Ciríaco, Fernanda Eugénio, entre outros.

Criou: MANJAR (2023);  CONCERTO (2023); BRASA (2021); ATLÂNTICO (2020);  FIUME (2020); CICERONE (2020); ENTREVISTAS (2018); ALLA PRIMA (2016); GOLDEN (2014); HIGHLIGHT (2011). Co-criou: CORTEJO (2022) com Solange Freitas ; APAGÃO (2017) e CRITIQUE (2020) com David Marques; FESTIM (2012) com Solange Freitas e Catarina Vieira. Entre 2011 e 2013 colaborou com Raquel André tendo criado:  TURBO_LENTO (2013); LAST (2012) e NO DIGITAL (2011).

Colaborou com  Francisco Camacho, Carlota Lagido, David Marques, Sílvia Real, Mariana Tengner Barros, Rafael Alvarez, Raquel André, Gustavo Ciríaco, Tino Sehgal, Jorge Andrade, John Romão, Jorge Silva Melo, Solange Freitas, Catarina Vieira, João Brites e Alfredo Martins.

Colabora regularmente com o Serviço Educativo da Culturgest (Lisboa), destacando as criações “GULLIVER” (2019) “OUTROS MODOS DE VER (2019), “PANGEIA” (2017), “A HISTÓRIA QUE NÃO QUERIA SER LIVRO” (2013) e “A CAIXA MÁGICA” (2011). E como Projeto Educativo e de Mediação de Públicos – PEMP – da Câmara Municipal para o Convento São Francisco (Coimbra) destacando as criações: CENSURA (2024) e MONUMENTO (2024)

Até hoje os seus trabalhos e colaborações foram apresentados em diversos países tais como: Portugal, Rússia; Républica Checa, Romênia, Espanha, França, Italia, Brasil, Bélgica, México, Catalunha, China, Cuba, Chile, Estados Unidos da América, Inglaterra, Argentina e Uruguai.

Realizou as instalações AMAZONIA NÃO É UMA FICÇÃO (2017) Fórum do Futuro'17 terra eléctrica /Happy Together-MalaVoadora (Portugal-Porto); RESERVA TÉCNICA (2017) no Centro Cultural Correios (Brasil, São Paulo) UNDER (2016) CLARÃO (2016) Ginásio do Liceu Camões Portugal, Lisboa)no espaço Islington Mill (Manchester, Inglaterra). Apresentou a performance PORMENOR (2015), na Praça Tiradentes (em parceria com o Centro de Artes Hélio Oititica, Rio de Janeiro). AMERICANIZADO (2015) Mostra Performatus #1 Central Galeria (Brasil, São Paulo); XYLOPHAGIA (2017) MESA Experiência Rio de Janeiro (BR) Morro da Conceição FANTASMA HISTÓRICO (2018) Rio da Janeiro; VITÓRIA SUITE (2014) Vitória Suite no museu Mac de Niterói (Brasil, Niteroi). Dentre suas participações em exposições coletivas, destaque para FOSSO13 Rio de Janeiro (2019); FORÇA FRACA (2019) Caixa Preta Rio de Janeiro; PERDONA QUE NO TE CREA (2019) Carpintarias Rio de Janeiro; O ESPAÇO DIVIDIDO (2019) Goethe-Institut Salvador;  FAÇA VC MESM_(UM GUIA DE LEITURA-1/20 MESA (2018) Rio de Janeiro; DOBRAS DE DOBRAS (2018) Rio de Janeir CORPOS E TERRITÓRIOS EM DISPUTA (2018) Museu da República Rio de Janeiro; TRANS-IN CORPORADOS(2017) Museu de Arte do Rio de Janeiro; FACE A FACE (2016) Parque das Ruínas, Rio de Janeiro; A CASA DOS PAIS (2014)Casa Contemporânea, São Paulo e V MOSTRA PARQUE LAGE (2014) Parque Lage, Rio de Janeiro 

Criou todas as cenografias das suas criações e paralelamente a cenografia e luz: CAFEZINHO (2023); PAI PARA JANTAR (2023) e BAqUE (2022) de Gaya de Medeiros; TEORIAS DA INSPIRAÇÃO(2022) e DANÇA SEM VERGONHA (2019) de David Marques; CICLONE (2022) Leonor Cabral. E a luz de MISTÉRIO DA CULTURA (2019) de David Marques; SWEETSKIN (2012) de Rafael Alvarez. Co-cenografias: GENTILENZA DE UM GIGANTE (2016) de Gustavo Ciriaco com Dina Salem Levy; EX MACHINA (2014) de Solange Freitas e Catarina Vieira com Tiago Pinhal Costa.

Participou nos projectos europeus: “Stronger Peripheries” (2022-2023)- Portugal e Catalunha; “A.D.A.P.T” Advancing Digital Art Performance Tecniques. (2011)- Portugal, República Checa, Romênia, França e Bélgica. 

Investigador no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor Adjunto Convidado - Escola Superior de Dança (2022/2024). Foi mediador do Projecto Geração Futurama (2022). Orientou diversos workshops em vários países europeus, sul-americanos, asiáticos.

Artista associado à EIRA entre 2010-2017. Director artístico da estrutura Co-pacabana 2018-2024.



Tiago Cadete
Transdisciplinary artist

iagocadete@gmail.com

rgb(251, 250, 250)
Develops artistic objects that deal with the concepts of History, Memory, Identity, and Migration

PhD in Arts at PPGAV-UFRJ, where he has also completed his master’s degree. He has a degree in Theater from Escola Superior de Teatro e Cinema. He received a scholarship from the GDA-Gestão dos Direitos dos Artistas to attend the Post-Graduation in the Laban/Bartenieff System at the Angel Vianna/Laban Dance University. He finished the course Programa Aprofundamento_Criação Artística Escola de Artes Visuais Parque Lage having also held several workshops and masterclasses with Romeo Castellucci, João Fiadeiro, João Mota, Alfredo Martins, Gustavo Ciríaco, Fernanda Eugénio, among others.

Created: MANJAR (2023); CONCERTO (2023); BRASA (2021); ATLANTICO (2020); FIUME (2020); CICERONE (2020); ENTREVISTAS (2018); ALLA PRIMA (2016); GOLDEN (2014); HIGHLIGHT (2011). Collaborated with Solange Freitas in CORTEJO (2022); with David Marques in APAGÃO (2017) and CRITIQUE (2020); with Solange Freitas and Catarina Vieira in FESTIM (2012) Between 2011 and 2013 he collaborated with Raquel André, creating: TURBO_LENTO (2013); LAST (2012) and NO DIGITAL (2011).

He has collaborated with Francisco Camacho, Carlota Lagido, David Marques, Sílvia Real, Mariana Tengner Barros, Rafael Alvarez, Raquel André, Gustavo Ciríaco, Tino Sehgal, Jorge Andrade, John Romão, Jorge Silva Melo, Solange Freitas, Catarina Vieira, João Brites and Alfredo Martins.

He regularly collaborates with Serviço Educativo da Culturgest (Lisbon), namely with the creations “GULLIVER” (2019), “PANGEIA” (2017), “A HISTÓRIA QUE NÃO QUERIA SER LIVRO”  (2013) e “A CAIXA MÁGICA” (2011). And with the Public Education and Mediation Project – PEMP – from the City Council to the Convento São Francisco (Coimbra) highlighting the creations: CENSURE (2024) and MONUMENT (2024)

So far his works and collaborations have been presented in several countries such as: Portugal, Russia; Czech Republic, Romania, Spain, France, Italy, Brazil, Belgium, Mexico, Catalonia, China, Cuba, Chile, United States of America, England, Argentina and Uruguay.

He did the installation AMAZONIA IS NOT A FICTION (2017) Fórum do Futuro'17 terra eléctrica /Happy Together-MalaVoadora (Portugal-Porto); RESERVA TÉCNICA (2017) at Centro Cultural Correios (Brazil, São Paulo) UNDER (2016) CLARÃO (2016) Ginásio do Liceu Camões Portugal, Lisbon) at Islington Mill (Manchester, England). Presented the performance PORMENOR (2015), at Praça Tiradentes (in partnership with the Hélio Oititica Arts Center, Rio de Janeiro). AMERICANIZED (2015) Mostra Performatus #1 Central Galeria (Brazil, São Paulo); XYLOPHAGIA (2017) MESA Experience Rio de Janeiro (BR) Morro da ConceiçãoFANTASMA HISTÓRICO (2018) Rio da Janeiro; VITÓRIA SUITE (2014) Vitória Suite at the Mac museum in Niterói (Brazil, Niteroi). Among his participation in group exhibitions, highlights include FOSSO13 Rio de Janeiro (2019); FORÇA FRACA (2019) Caixa Preta Rio de Janeiro; PERDONA QUE NO TE CREA (2019) Carpintarias Rio de Janeiro; O ESPAÇO DIVIDIDO (2019) Goethe-Institut Salvador; FAÇA VC MESM_(UM GUIA DE LEITURA-1/20 MESA (2018) Rio de Janeiro; FOLDS OF FOLDS (2018) Rio de Janeir CORPOS E TERRITÓRIOS EM DISPUTA (2018) Museu da República Rio de Janeiro; TRANS-IN CORPORADOS (2017) Rio de Janeiro Art Museum; FACE TO FACE (2016) Parque das Ruínas, Rio de Janeiro; A CASA DOS PAIS (2014)Casa Contemporânea, São Paulo and V MOSTRA PARQUE LAGE (2014) Parque Lage, Rio de Janeiro


He created all the scenography for his creations and in parallel the scenography and lighting: CAFEZINHO (2023); PAI PARA JANTAR (2023) and BAqUE (2022) by Gaya de Medeiros; TEORIAS DA INSPIRAÇÃO(2022) and DANÇA SEM VERGONHA (2019) by David Marques; CICLONE (2022) by Leonor Cabral. And the light of MISTÉRIO DA CULTURA (2019) by David Marques; SWEETSKIN (2012) by Rafael Alvarez. Co-cenografia A GENTILENZA DE UM GIGANTE (2016) by Gustavo Ciriaco with Dina Salem Levy; EX MACHINA (2014) by Solange Freitas and Catarina Vieira with Tiago Pinhal Costa.

He participated in the European projects: “Stronger Peripheries” (2022-2023)- Portugal and Catalonia; “A.D.A.P.T” Advancing Digital Art Performance Tecniques. (2011)- Portugal, Czech Republic, Romania, France and Belgium.  

Researcher in Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Invited Adjunct Professor - Escola Superior de Dança (2022/2024).He was a project mediator Geração Futurama (2022). He has given workshops in several European, South American and Asian countries.

He was EIRA’s associated artist between 2010 and 2017. Artistic director of the Co-pacabana structure 2018-2024.