Cara ou Coroa, 2020


︎


Fac-símile, 2020




︎


Acordo ortográfico, 2019
Fac-símile e manipulação digital das primeiras páginas da primeira edição de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, impressa em 1572. Neste trabalho é rescrito o início do primeiro canto dos Lusíadas, poema épico que narra os feitos gloriosos dos portugueses. Algumas palavras do poema são substituídas tentando manter os versos em oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rítmico fixo AB AB AB CC (oitava rima camoniana)

︎


Analepse/Prolepse, 2019
Manipulação digital da pintura de Oscar Pereira da Silva “Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500”, o apagamento das embarcações cria uma nova temporalidade na imagem, amplamente difundida nos manuais escolares de história do Brasil.


Analepse/Prolepse
196 x 127
Impressão em Canvas
2019
Goethe Institut (Salvador)
Caixa preta (Rio de janeiro)



︎


X-RAY, 2019
X-RAY resulta de uma falsa encomenda de um raio x feito à pintura de Pedro II. A pintura, que se encontra no museu histórico nacional do rio de janeiro, ainda hoje guarda as marcar dos golpes de espada feitos por militares na face do imperador. Esse gesto simbólico representa o início da república através de um golpe de estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889. Que outras camadas da história da pintura serão reveladas após o raio X?



150 x 100
Impressão em papel
2019
museu da Republica (Rio de Janeiro)



︎