Dorminhocos curadoria de Raphael Fonseca
expografia: Tiago Cadete  
Dorminhocos reúne uma série de 145 imagens de autoria do fotógrafo e antropólogo francês Pierre Verger que, com seu olhar característico, retratou diferentes pessoas descansando em lugares públicos. São momentos registrados em países como Argentina, Peru, Congo, China, Polinésia Francesa, Guatemala e México.

No Brasil, Verger fotografou os dorminhocos na Bahia, onde viveu por 50 anos, e também em Pernambuco e no Maranhão. As fotos reunidas na mostra fazem parte do acervo da Fundação Pierre Verger, em Salvador. A maior parte dessas imagens nunca foi revelada.

Capturados em tons de preto e branco, os corpos de trabalhadores anônimos aparecem fatigados pela recente rotina modernizadora estabelecida pelos processos de expansão industrial e urbana. Tais representações provocam discussões sobre a relação entre a estafa que o trabalho gera no corpo e o descanso; a relação entre classe, raça e contrastes sociais; o lugar da mulher no mercado de trabalho e a relação das pessoas com o espaço público.

︎